Ferbasa volta a contratar após período de queda

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

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24 de Setembro de 2010

Por Magnum Seixas.
Equipe de Jornalismo do PojucaONLINE

Com a crise econômica mundial deflagrada no final de 2008 houve uma retração na demanda mundial que se prolongou por todo 2009, e que ainda aflige maior parte do mundo. Contudo os sinais de recuperação já são visíveis, especialmente nos países em desenvolvimento que estão com o mercado interno bastante aquecido. A retração da demanda foi detectada com maior intensidade nas commodities, especialmente petróleo e minério, com significativo declínio dos preços internacionais destes produtos.

Para a Ferbasa, uma das maiores empresas do mundo produtora de ferro cromo e silício, a crise impactou diretamente em suas exportações, caindo em 32% em 2009 quando comparado a 2008. Embora a empresa tenha maior parte da produção voltada para o mercado interno, nos últimos anos o comércio internacional avançou na pauta estratégica da empresa, que apresentou ganhos expressivos de mercado. Com a crise a empresa ampliou sua produção para o mercado nacional, ainda aquecido. Ainda assim, não foi suficiente para evitar as demissões, que entre maio e setembro de 2009 atingiu 225 postos de trabalho com o desligamento de alguns fornos da siderúrgica.

A Ferbasa é uma das mais importantes empresas da região e no município de Pojuca representou 17,3% dos postos de trabalho formal em 2009, segundo a Relação Anual de Informações Sociais. Maio a setembro de 2009 representou um espaço de tempo preocupante para os trabalhadores da grande indústria, que nos últimos 3 anos e meio foi responsável pela criação de 455 novos postos de trabalho. Somente antes deste período (maio a setembro) tinham sido criados 400 postos de trabalho e mais da metade foram diluídos em 5 meses.

Após este período turbulento a empresa voltou a contratar refletindo a recuperação lenta e gradual da economia mundial e especialmente no mercado interno com elevadas taxas de crescimento. De outubro de 2009 a agosto deste ano foram criados 282 postos de trabalho, 57% sé este ano, superando as demissões realizadas no período de complicação para empresa. De mesmo modo as vendas internacionais da empresa seguem se recuperando o crescimento nos 8 primeiros meses deste ano é de 9,4% frente ao mesmo período do ano passado. O resultado esta bem distante de 2008, quando entre janeiro e agosto as exportações alcançaram US$ 70,3 milhões. Em 2009 no mesmo período não ultrapassou US$ 48 milhões e em 2010 já atingiu US$ 52,3 milhões. Ainda assim o volume exportado demonstra o caminho estratégico elaborado pela empresa para o mercado exterior, as exportações de janeiro-agosto de 2010 é 176% superior ao igual período de 2006, quando as exportações da empresa somaram US$ 19,9 milhões.

O crescimento das exportações aponta para o sucesso da política da empresa, que apesar de se defrontar com um cambio bastante valorizado, consegue ser competitiva no mercado internacional. Neste ano os principais mercados da empresa, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), são a Ucrânia, Estados Unidos e Colômbia.


Magnum Seixas
Graduando em Economia pela UFBa.


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