Filarmônica São José

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

1 Comentário (s)
Por: Dario Garcez

No dia 13 de agosto de 2009 eu estive na Filarmônica São José, na época localizada ao lado da Biblioteca Municipal procurando histórias pro Blog. Lá eu tive uma conversa com o atual Presidente e Mestre, o Sr. João Bispo de 64 anos, conhecido também por 'Maromba'. Ele foi um dos primeiros alunos lá da turma de 1959 e me contou algumas histórias das quais eu vou compartilhar um pouco com vocês.

A Sociedade Beneficente São José foi fundada em 7 de setembro de 1959 com várias atividades educativas, dentre todas elas só a música resiste até hoje. No início usavam instrumentos velhos de outra Filarmônica já extinta, e no primeiro desfile de 7 de setembro que a Filarmônica participou, seus alunos usavam roupas casuais já que não tinham uniformes, até que tempos mais tarde o Dr. José Gonçalves Cruz Filho, prefeito da época, fez a doação de vários instrumentos e uniformes (Neste momento da conversa o Sr. João lembrou-se de cada instrumento doado a 49 anos, e foram muitos, eu é que não consegui anotar tudo e fiquei com vergonha de perguntar de novo).

Na década de 60 e início dos anos 70 a Filarmônica usava a casa de outras pessoas para ensaiar até surgir a ideia da “Campanha do Tijolo”. Os alunos escolhiam uma rua da cidade e saíam para tocar seus instrumentos nas portas das casas em troca de doações. A frente da banda sempre seguiam três garotas (também alunas e uma delas hoje casada com o Sr. João) com envelopes nas mãos coletando o dinheiro.

Nesta época o Presidente da Filarmônica era o senhor Abinel Lopes que conseguiu do Dr. Dílson (um rico empresário da época) a doação e um terreno ao lado do A.I.P. Com o passar do tempo a campanha do tijolo trouxe algum dinheiro e a futura sede já tinha algumas paredes levantadas, quando Valter de Almeida dono do AIP e também prefeito da cidade nesta época declarou-se interessado no terreno conseguido pela Filarmônica, pois ele tinha a intenção de expandir o AIP. Logo propôs ao senhor Abinel Lopes que cedesse seu terreno e em troca construiria uma sede par a Filarmônica.

A proposta não demorou ser aceita e a nova sede foi construída ao lado de onde hoje fica o Colégio Otoniel Nogueira Libório na Praça ACM.

Dr. José Gonçalves e Valter de Almeida são dois nomes que nunca podem ser esquecidos pela Filarmônica” afirmou o Mestre João.

No fim de abril de 2009 o teto desta sede desabou passado mais de 30 anos desde a sua construção (na época em que este texto foi produzida a sede estava em reforma). A Filarmônica São José reunia-se no antigo Fórum da cidade ao lado da Biblioteca Municipal também na Praça ACM, enquanto a reforma não terminava. Conta hoje com cerca de 30 alunos, está de volta ao seu habitual endereço, fornece aulas gratuitas de música e você também pode participar, basta se inscrever.

Abaixo segue um vídeo da apresentação da Filarmônica São José durante o desfile em comemorações ao dia da Independência do Brasil em 7 de setembro de 2009 na mesma cidade de Pojuca. De camisa verde regendo a Filarmônica o Presidente e Mestre Sr. João Bispo.

1 Comentário (s) :

  • 20 de dezembro de 2010 às 21:17
    Anonymous :

    Fico feliz em ver pelo menos um vídeo da filarmônica na internet.pois isso aí é algo de muito valor,q anda esquecido por muitos,principalmente pelos orgãos competentes q nada fazem para manter viva uma sociedade com um poder educacional muito grande.é por isso q a violência está tomando conta,e ficam colocando a culpa em coisas q ñ tem nada a ver ,ao invés de investirem em educação.falo isso porque sou músico,começei minha carreira aí nessa filarmônica e agradeço a DEUS por tudo q tenho q conseguir através da música.OBRIGADO DEUS,POR MIM COLOCAR NESSE MUNDO MARAVILHOSO Q É A MÚSICA,SEM ELA Ñ VIVO.O Q SERIA DE MIM SEM ELA.

Escreva seu comentário!